terça-feira, 12 de abril de 2011

Qual é a diferença entre MMA e a UFC?

MMA ( Mixed Martial Arts = Artes Marciais Mistas) nasceu das lutas clandestinas promovidas por academias entre estilos marciais diferentes. Das técnias de combate mais eficientes entre as diversas artes marciais, nasceu um novo estilo, batizado de MMA. As lutas em si eram chamadas de Vale-Tudo, e não haviam regras, ou estas visavam apenas preservar a vida dos lutadores.

Nos EUA, na década de 80, quando predominavam as gangeues de New York, surgiu o StreetFight (luta de rua) e o Kajukenbo, que colaboraram para a versão americana do Vale-Tudo (Full-Contact). A música "Bad" de Michel Jackson faz referências a esse período!

Dessas lutas muitos participantes sairam com sérias sequelas e diversas academias foram fechadas, multadas e processadas pelo mundo.

Quando os combates inter-estilos começou a ser explorado comercialmente por grandes empresários surgiram regras fixas que visavam proteger a integridade física dos lutadores, e o aperfeicoamento dos equipamentos de luta (como a luva de MMA) alguns eventos se destacaram, entre eles o UFC (Ultimate Fight Championship). Em 1993 aconteceu o primeiro Ultimate Fighting Championship(UFC), vendendo 86 mil cotas de per-pay-view já na primeira edição. Na terceira edição do evento o número de cotas vendidas pulou para 300 mil.Os primeiros UFCs tinham poucas regras, não havendo divisão de peso, limite de tempo ou equipamento de segurança.

Normalmente os lutadores disputam eventos menores durante cerca de 5 anos para então começarem a competir em eventos maiores como o UFC, o Pride e o K-1.

O MMA está se tornando tão popular que, nos EUA existe há um bom tempo o reality show “The Ultimate Fighter”. O programa, que já está em sua quinta temporada, reúne 16 grandes lutadores em uma casa. As semelhanças com o que você conhece no Brasil terminam por aqui. Para ser eliminado, nada de votos ou prova do líder - o lance é dar literalmente muita “pancada” no adversário. O reality show pode ser acompanhado no site oficial do programa.

 Leonardo Peixoto

Nenhum comentário:

Postar um comentário